A nova face do marketing. O relacionamento com o cliente se tornou uma grande ferramenta estratégica de marketing, que vai desde a identidade até as percepções que são transmitidas pelas marcas (sensações, emoções, experiências, entre outros atributos), com intuito de posicionar a empresa e chegar ao ponto do conhecimento do consumidor e criar uma imagem positiva.
Para um bom trabalho é preciso entender a maturidade da sua marca, que pode ser comparada a partir de seis índices/dimensões importantes:
1. LEMBRANÇA
O quão a sua marca está na cabeça do seu consumidor dentro de suas memórias; como o que você tem feito voltado principalmente ao seu público alvo tem impactado e feito o seu cliente pensar incessantemente no seu produto.
2. QUALIDADE
O potencial que a sua marca tem em suprir necessidades ou satisfazer o consumidor com qualquer atributo ligado ao desejo ou necessidade, fazendo com que a marca passe valores em forma de benefícios;
3. SIGNIFICADO
Se a sua marca estabelece um discurso entendível para o consumidor, ligado a comunicação emitida pela organização. O discurso é compreendido pelo consumidor em suas propagandas, ações e campanhas em forma de conceitos;
4. IMAGEM
Sua marca possui valores estéticos (design) percebidos pelo consumidor, é importante avaliar se ela já conseguiu alcançar o grau de apuração, ou superou a estética do padrão do mercado, ligado a beleza, design, visual.
5. CONSUMO
A intenção de compra ou o consumo da sua marca/produto e qual a suscetibilidade do consumidor em depender seu tempo e dinheiro adquirindo para satisfazer a sua necessidade.
6. RELACIONAMENTO
Se os canais para o consumidor atendem a necessidade da marca, o potencial que a organização tem em se mobilizar para suprir o relacionamento da marca com as partes envolvidas na troca, se tratando de contato direto entre o consumidor e a organização.
Com esses aprofundamentos, você poderá ter informações consistentes na tomada de decisão sobre a gestão de suas marcas.