A vitrine de loja é um dos pontos mais importantes do seu estabelecimento. Ela deve dialogar com os clientes, reforçando as características da sua marca e trazendo as principais novidades, de modo a incentivar a compra.
Quando bem montada, uma vitrine de loja consegue despertar nas pessoas a vontade de compra, além de criar uma ligação emocional com os clientes e possíveis clientes.
Está sofrendo para montar sua vitrine? Confira as dicas e informações que separamos!
Qual a importância da vitrine de loja?
A vitrine de loja tem papel crucial para despertar a atenção dos clientes e chamar pessoas para entrar no seu comércio.
Alguns dos pontos que demonstram a importância da vitrine são:
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Uma vitrine bem projetada e atraente consegue chamar a atenção das pessoas, despertando o interesse para que elas entrem no seu comércio e conheça seus produtos;
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A vitrine permite que você se comunique com os clientes de forma visual, transmitindo a identidade da sua marca, os valores, os produtos em destaque e até pode contar uma história dependendo da composição e do tema escolhidos;
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Funciona como um reforço da sua marca, criando uma identidade visual consistente e diferenciando a sua marca dos concorrentes, estabelecendo uma conexão emocional com os clientes;
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Ajuda a estimular as vendas, despertando o interesse dos clientes, dando ideias de composições de roupas, demonstrando os principais lançamentos e influenciando na decisão de compra dos clientes;
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Oferece uma possibilidade de comunicar promoções e outras ações de vendas;
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Ajuda a sua empresa a se diferenciar da concorrência.
Quais os tipos de vitrine de loja?
Entender os tipos de vitrine ajuda você a ter ideias na hora de montar a sua, compreendendo quais estilos funcionam melhor para sua loja e seus clientes. Os principais tipos são:
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Vitrine temática: pode ser baseada em datas comemorativas, estação do ano, eventos especiais, tendências, coleções, lançamentos etc. É uma abordagem que visa criar uma conexão com o público e destacar os produtos relacionados ao tema. Por exemplo, em junho, você pode usar um tema de dias dos namorados.
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Vitrine com produto em destaque: a intenção é destacar um produto em específico ou uma coleção em particular, direcionando o foco dos clientes para esse item de destaque. É uma estratégia bacana para divulgar novidades, lançamentos ou promoções especiais;
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Vitrine de estilo de vida: busca mostrar como os produtos da loja se encaixam no estilo de vida do público. Deve-se criar um cenário ou uma composição que represente um ambiente relacionado ao uso dos produtos, como para moda fitness, praia etc. Assim, os clientes conseguem visualizar os produtos em ação, se identificando com eles;
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Vitrine interativa: são usadas tecnologias para que o cliente consiga ter uma experiência diferenciada, como telas sensíveis ao toque, luzes, som, vídeos etc. A ideia é criar uma experiência de compra envolvente e divertida;
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Vitrine minimalista: usam-se poucos elementos e adota-se uma postura mais clean. Com isso, é possível transmitir uma sensação de elegância e sofisticação, destacando a qualidade dos produtos.
É claro que, além dessas, existem outros tipos de vitrines. Separamos as principais para você identificar quais funcionam melhor com seu público e os tipos de produtos que você vende.
Como montar uma vitrine de loja?
A vitrine é um dos pontos mais importantes de uma loja de roupas e, por isso, deve ser pensada com cuidado. Planeje a sua vitrine de acordo com os seus objetivos de venda, características de público e também localização da sua loja.
Confira as principais dicas que separamos.
1- Defina seu objetivo
Qual será o objetivo da vitrine? Você pode usá-la para diferentes metas, como divulgar uma promoção, destacar os lançamentos da nova coleção, vender produtos sazonais (por exemplo, aproveitando alguma festa ou evento da cidade), reforçar a imagem da sua loja, destacar sua loja da concorrência, entre outros.
Note que, para cada objetivo, a forma de montar a vitrine, bem como os produtos selecionados deverão ser diferentes. Por isso, comece seu planejamento por esse ponto.
2- Conheça seu público-alvo
Uma boa vitrine é aquela que consegue gerar conexão com os clientes e possíveis clientes. Assim, entender quem são essas pessoas e o que elas desejam é crucial.
Entenda a idade e o gênero, as preferências de compra, o que eles estão buscando no momento, suas preferências de estilo etc. Todos esses detalhes devem ficar presentes na montagem da sua vitrine.
3- Escolha um tema ou conceito
Use um tema para guiar a concepção da sua vitrine de loja. Por exemplo, você pode se basear em uma temporada, estação, tendência, evento especial ou na identidade da sua marca.
Vamos supor que você tenha uma loja voltada para mulheres modernas e dinâmicas. Pode criar uma vitrine para cada “faceta” dessa mulher, com roupas para o trabalho, academia, cuidados com a casa e a família, lazer etc.
Ou, ainda, é possível pensar em vitrines para ocasiões específicas, como para curtir o verão, as festas juninas, o dia dos namorados e assim por diante.
4- Selecione os produtos
Agora, escolha os produtos que melhor se encaixe no conceito que você definiu, dando preferência às peças de maior destaque da sua loja, como os itens-chave de coleções ou que estejam em alta no momento.
Sempre busque entender a conexão dos seus clientes com esses produtos. Crie composições que façam sentido para a rotina e desejo dessas pessoas, incentivando-os a comprarem o look completo.
A apresentação deve ser limpa, organizada e coesa. Evite o excesso de produtos que podem atrapalhar a visualização.
5- Crie um layout atraente
Planeje como você irá dispor as peças de forma estratégica e atraente, configurando os manequins de forma adequada. Aliás, a escolha dos manequins também deve ser bem feita, buscando refletir a diversidade dos seus clientes.
Caso queira algo moderno, pode pensar em vitrines sem manequim, com as roupas em cabides flutuantes. Mas tudo dependerá das características do seu público e do efeito visual que deseja trazer.
Use diferentes alturas e níveis para adicionar dimensão e interesse visual. Complemente os looks dos manequins com acessórios e brinque com suportes e prateleiras para diversificar a exposição dos itens.
Não se esqueça de incluir os preços que devem estar visíveis, mas nunca fixados na roupa. Uma ideia é numerar as peças e incluir uma placa com cada informação bem organizada e clara.
6- Atenção à iluminação
A iluminação ajuda a realçar os produtos e criar uma atmosfera agradável. Para isso, use luzes direcionais e de ambientação, criando uma sensação de aconchego e destaque na vitrine.
Você pode modificar as luzes conforme a intenção da sua vitrine. Por exemplo, se estiver montando looks para festas noturnas, pode usar luzes como de balada, tentando transmitir essa sensação de modo que o cliente consiga se sentir usando aquelas roupas, naquele momento específico.
7- Adicione elementos visuais
Complemente sua vitrine com outros elementos visuais além dos manequins e dos looks, como imagens, gráficos, textos, cores, tecidos e materiais decorativos.
Claro que esses elementos precisam estar de acordo com o tema escolhido e com a sensação que você deseja vender, reforçando a mensagem da sua vitrine.
8- Renove periodicamente
Uma boa vitrine deve ser alterada de tempos em tempos, mantendo-a sempre atualizada e instigante.
A ideia é tentar sempre transmitir uma sensação de novidade, refletindo as tendências atuais e mostrando que sua loja está antenada com tudo o que rola no mundo da moda, trazendo sempre novidades para seus clientes.
Depois de montar sua vitrine, não se esqueça de avaliar os resultados trazidos com cada uma das montagens, entendendo o que funciona e não funciona para o seu público e sua loja.
Ao ter todos esses pontos documentados, ficará mais fácil criar vitrines realmente atrativas e que dialoguem corretamente com seu público.
Agora você já sabe tudo sobre vitrine de loja? Aproveite e confira nossas dicas para montar o layout da sua loja e vender ainda mais!