A decoração é um recurso super importante para uma loja de roupas feminina. Afinal,ela consegue dialogar a essência da sua marca para seus clientes, ao mesmo tempo em que cria um clima aconchegante e convidativo, despertando a vontade de consumir.
Mas, para isso, é essencial ficar atento a algumas dicas. Confira quais são elas e transforme a sua loja!
Como fazer a decoração para loja de roupas feminina?
A decoração para loja de roupas é muito importante. Afinal, é ela que torna o espaço mais aconchegante, deixando as clientes à vontade, além de ajudar na hora de exibir e destacar seus produtos, aumentando a vontade de comprar.
Para lhe ajudar a definir sua decoração de forma acertada, reunimos as principais dicas. Confira.
1- Entenda o perfil da sua loja e dos seus clientes
O primeiro ponto é avaliar qual é o perfil da sua loja e das suas clientes. Afinal, a sua decoração deve transmitir a essência da sua marca e estar alinhada com ela.
Por exemplo, se você atende um público mais jovem, dinâmico e ávido por novidades e sua marca se posiciona como algo mais disruptivo e diferenciado, sua decoração não pode ser sem graça, rígida e super formal. É preciso que ela traduza as características principais da sua marca e do público que você atende.
Então, antes de começar a pensar na decoração, faça um exercício para entender os diferenciais da sua loja de roupa e as características mais marcantes do público que atende.
2- Considere o melhor layout
Depois de planejar a sua decoração, vale a pena analisar o layout adequado ao seu espaço. Meça cuidadosamente a sua loja e verifique qual a disposição ideal dos mostruários, provadores e outras áreas, melhorando a circulação dentro da loja e o conforto das clientes.
É importante garantir um bom espaço de circulação e definir as áreas de destaque da sua loja, onde podem ser posicionadas as peças mais importantes da coleção, itens em promoção ou outros que você acredita serem diferenciais do seu negócio ou destaque para suas clientes.
Um bom layout também deve ser funcional para os vendedores, sendo fácil para eles localizarem tudo o que precisa, com os itens separados por tamanho, coleção e outras formas de organização.
3- Atente-se a paleta de cores
As cores são essenciais na decoração e devem ser aconchegantes, ao mesmo tempo que transmitem a essência da sua marca.
Para criar uma padronização, você pode usar os mesmos tons presentes no seu logotipo em detalhes decorativos da sua loja.
As cores predominantes devem ser claras e neutras, p+ara que as clientes se sintam à vontade e queiram passar mais tempo dentro da sua loja, experimentando as peças.
Se você trabalha com um público mais elegante e formal, busque cores neutras e atemporais, que tragam essa sensação mais refinada.
Já se você foca em um público jovem, pode usar detalhes em tons mais vibrantes, que carregam modernidade e um toque mais divertido.
4- Não se esqueça da iluminação
A iluminação é crucial na decoração de loja de roupas, valorizando as peças, a montagem dos manequins e os detalhes, além de criar um clima aconchegante para que as pessoas sintam-se bem dentro da sua loja.
Nos provadores, é essencial que os espelhos sejam bem iluminados, sem sombras, garantindo que as clientes consigam ver todas as partes do look.
Dentro da loja, use spots direcionáveis, além da iluminação geral, para destacar e valorizar peças e produções.
Nas vitrines, além das luzes direcionáveis, brinque com o jogo de luzes de diferentes cores, tentando criar cenários em que as peças de roupas poderiam ser usadas e criando conexão e identidade com seu público.
5- Posicione espelhos em locais estratégicos
Além dos provadores, é importante que você posicione alguns espelhos ao longo da loja, para que as clientes possam se visualizar com as peças, trazendo mais autonomia a elas.
Você pode incluir esses espelhos próximos de locais de destaque, como onde alguns dos seus manequins estão com as peças principais das coleções ou próximo da área de descanso.
Se a sua loja for pequena, os espelhos também ajudarão a trazer amplitude, fazendo com que o espaço pareça maior e mais profundo.
6- Crie áreas de descanso
É muito importante que a sua loja de roupas seja um local aconchegante. Por isso, monte ao menos uma área de descanso confortável, com poltronas, pufes ou sofás, água e café.
Essa área pode ser usada tanto pelas clientes como pelos acompanhantes que aguardam enquanto elas escolhem e experimentam as peças.
O cuidado extra faz toda a diferença e garante que a clientela se sinta mais bem acolhida.
7- Atente-se às experiências sensoriais
Uma decoração não diz respeito apenas a escolha de cores ou disposição de objetos decorativos. É importante criar sensações nos seus clientes, despertando neles sentimentos positivos em relação a sua marca.
Por isso, trabalhe despertando os sentidos da clientela. Invista em um cheiro gostoso e convidativo para sua loja. A essência pode ser borrifada no ar e também nas roupas compradas, dentro da embalagem, para que a pessoa, ao sentir aquele cheiro, faça a correlação com a sua marca.
A música ambiente também pode funcionar da mesma maneira. Para isso, ela deve ser calma, em volume baixo e agradável, compatível com o estilo da sua loja.
8- Crie uma excelente vitrine
A vitrine é o “chamariz” de qualquer loja e você precisa dar uma atenção especial a ela. Assim, crie uma vitrine atraente, com os principais looks de destaque da sua loja e que tenham relação com o perfil do seu público.
Além de manequins, invista em cenografia, com acessórios e detalhes que ajudem a complementar a mensagem e aumentem a vontade das pessoas em entrarem e conhecerem sua loja.
É muito importante, ainda, trocar a vitrine de tempos em tempos, garantindo que ela seja sempre atual e convidativa.
9- Complemente o restante da sua decoração
Aproveite para complementar o espaço com detalhes que fazem a diferença, como quadros ou fotos nas paredes e vasos de plantas ou arranjos florais.
Use uma sinalização clara e informativa para guiar as clientes, por exemplo, comunicando setores ou promoções, área dos manequins, espaço do caixa e assim por diante.
Como inovar em uma loja de roupas?
Além da decoração, existem outras maneiras de inovar em uma loja de roupas feminina. Por exemplo:
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Invista em coleções exclusivas e peças de qualidade, que tenham total sintonia com as características do público que você atende;
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Ofereça serviços de personalização de roupas, como costureira para pequenos ajustes;
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Crie um ambiente envolvente e aconchegante na sua loja, com iluminação adequada, cheiros agradáveis e boa organização;
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Desenvolva um programa de fidelidade para recompensar as clientes assíduas, com descontos ou brindes;
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Realize eventos, workshops, desfiles de coleções e outros para envolver a comunidade e atrair novas clientes;
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Adapte-se ao universo do e-commerce e das redes sociais, sendo ativa nessas locais;
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Foque em oferecer um atendimento personalizado, treinando sua equipe para ajudarem os clientes, com cordialidade e respeito.
Viu só quantas ideias bacanas de decoração de loja de roupas feminina? Aproveite e confira nossas dicas de marketing de