Grécia: uma inspiração para o mundo da arte e da moda
O mundo clássico greco-romano foi uma grande inspiração para a nossa sociedade. Aqui, conheça com mais detalhes de como a moda explorou a sua imagem sensual e elegante.
Desde o Renascimento italiano até aos nossos dias, o mundo da antiguidade clássica se mantêm como uma das grandes inspirações da arte e da moda. Assim, explorando as suas formas elegantes e sensuais, conheça um pouco mais sobre as Deusas Gregas e como elas seguem sendo uma influência para o mundo fashion. Um estilo clássico que segue sendo tendência.
O resgate do passado pela moda e arte
Atualmente, o mundo da moda vive o uso das novas tecnologias na criação e difusão de estilos. Entretanto, há um movimento contrário a essa ultra-modernização. Afinal, surgiram tendências que buscam inspiração no passado, fazendo com que a releitura de elementos clássicos e tradicionais seja uma constante no setor.
Observamos uma grande mistura de estilos, cores e padrões nas passarelas e revistas de moda no mundo todo. Desse modo, fica difícil ver na moda alguma ordem. Mas, afinal, ordem não é mesmo sua principal característica.
Por sua vez, é um fato que como todas as tendências vêm, elas vão. Assim, volta e meia encontramos tons escuros, o branco e preto, as cores cítricas e gritantes; o listrado, o xadrez, as bolas e figuras geométricas; os laços, os babados, drapeados e rendas; ou mesmo a cintura dos anos 50 e o estilo dos anos 80.
Contudo, algo que não sai de moda é justamente a adaptação de estilos clássicos do passado.
As Deusas Gregas: elegância à flor da pele
Nesse sentido, no que diz respeito à renovação da moda a partir de referências do passado, um dos casos mais chamativos é o do mundo antigo. Em outras palavras, a Grécia Antiga, uma das bases da nossa civilização, continua a inspirar o mundo da arte e da moda.
E não só. Além disso, também identificamos a sua influência na literatura e filosofia, para além dos jogos olímpicos e o culto ao corpo – que, por sinal, são elementos fundamentais dos nossos dias. Afinal, quem nunca ouviu a expressão “ele tem um corpo de deus grego”? Ou mesmo em sua versão feminina, “ela é uma verdadeira deusa grega”.
Marcas que se inspiraram na Grécia para desenvolver coleções
Prada
A Prada, marca que muitas vezes se coloca na contramão das tendências, é conhecida pelas suas coleções originais. Em 2009 a grife apostou nas deusas gregas como inspiração das suas peças. Como resultado esperado, a Prada foi de perto seguida por outros grandes estilistas.
Chanel
A coleção de 2018 da grife francesa Chanel também se inspirou na Grécia Antiga. A estilista Coco Chanel era de fato uma apaixonada pelo período. Entre as peças estavam vestidos drapeados e brancos somados a acessórios dourados. Além disso, ao desfile foram incluídas tiaras e fitas de cabelo em um cenário que parecia nos transportar à antiguidade.
Dior
Mais recentemente, a marca Dior também explorou o universo das deusas gregas. Do mesmo modo, o desfile Dior SS 2020 invocou Cleópatra e outras referências do mundo antigo. Lançada na Semana de Alta Costura de Paris, a coleção desenhada pela estilista Maria Grazia Chiuri teve como tema “E se as mulheres governassem o mundo?”
Como resultado da pandemia, o tema foi explorado com uma beleza singular por meio de um desfile-filme sobre o mito da Dior que é pura magia.
As Deusas Gregas: uma referência clássica que nunca sairá de moda
Em conclusão, o mundo clássico greco-romano é uma inspiração recorrente para a arte e a moda. Não é para menos. A força, elegância, sensualidade e empoderamento da mulher são ideias muito atuais.
Desse modo, é natural que as deusas gregas, símbolo de todos esses elementos, continuem a habitar a nossa imaginação. Antes de mais nada, as suas principais interpretações no mundo da moda são os vestidos soltos, claros e drapeados, com acessórios e calçados imponentes e confortáveis.
Logo veremos o que as coleções futuras nos reservam. A Kímika se inspirou no cenário grego dentro do Brasil e lançará uma coleção incrível!
Faça CHECK-IN conosco! Até o próximo post!