As lojas de roupas são uma fatia importante da economia brasileira. Segundo dados do Empresômetro, elas representam 5,53% de todas as empresas ativas no país.
A pandemia trouxe modificações importantes no hábito de consumo dos brasileiros, sendo que muitas dessas lojas passaram a atuar também no digital.
De qualquer forma, seja no físico ou no online, uma preocupação é constante desses lojistas: como comprar roupas para revender.
Afinal, é importante encontrar peças de qualidade, dentro da moda, que façam sentido para seu público e garantam uma boa margem de lucro para sua loja.
Está enfrentando esse dilema? Então confira as dicas que a Kímika separou!
Como comprar roupas de qualidade para revender?
Escolher bons fornecedores é uma das etapas mais importantes para conseguir uma boa margem de lucro e também para diferenciar o seu negócio, fidelizando a clientela.
Por isso, não menospreze esse ponto. Além de analisar o custo das peças, considere a qualidade e o perfil das pessoas que compram de você.
Confira as dicas mais importantes.
1- Pense no custo-benefício
Na hora de analisar as peças para comprar, são muitos os fatores que você deve considerar. A qualidade deve ser uma das principais.
Pense em detalhes capazes de encarecer a peça. Como tecido mais nobre, corte, caimento etc. Um erro comum de muitos lojistas iniciantes é investir apenas em peças sintéticas ou de poliéster, porque são mais baratas.
Contudo, esses tecidos também costumam ter uma durabilidade menor e, dessa forma, o preço que você pode cobrar por elas tende a ser reduzido.
Se for analisar as peças pessoalmente, olhe cada uma contra a luz, verifique as costuras e preste atenção nos detalhes que fazem toda a diferença como acabamentos, estampas exclusivas, modelagem etc.
Além disso, algumas marcas oferecem benefícios extras, que compensam o custo um pouco mais elevado por peça, como atendimento personalizado, produtos a pronta entrega ou uma marca forte, que chama o consumidor.
2- Conheça e escute sua clientela
É muito importante que você entenda quem são as pessoas que compram de você e o estilo delas. Analise as peças com maior e menor saída na sua loja ou tente entender qual estilo predominante das suas clientes.
Se você não tem ideia do que comprar, ouça suas clientes, peça sugestões de peças que elas gostariam de encontrar e use esse feedback a seu favor.
Você pode até mesmo criar um formulário online (por exemplo via Google Forms ou TypeForm) e enviar por WhatsApp para seus contatos.
Crie perguntas simples e diretas, com alternativas, e poucas questões, ajudando a compreender melhor quem é o seu público.
3- Analise a concorrência e o mercado
Outro ponto importante é sempre ficar de olho na sua concorrência. Entenda quais peças e marcas eles revendem, o preço de cada item e os diferenciais da loja, como atendimento, localização, diversas formas de pagamento etc.
Se você revende online, cheque os sites concorrentes, como aqueles que disputam posição no Google para as mesmas palavras-chaves que as suas.
Ficar de olho na concorrência é algo que você deve fazer sempre, assim poderá estar um passo à frente, buscando inovar constantemente para agradar seus clientes.
Além da concorrência, fique por dentro do mercado da moda. Entenda os lançamentos das principais grifes para antever tendências, analisando quais podem ou não funcionar para o seu público.
4- Defina o número correto de peças
Evite comprar muitas peças iguais, pois elas podem acabar “encalhadas”. Use o fator da exclusividade como um diferencial do seu negócio.
Para definir corretamente o volume de peças, analise a saída e o fluxo de vendas. Entenda quais tamanhos têm maior e menor procura, bem como aquelas peças que certamente farão sucesso com as suas clientes.
Em geral, você pode comprar de 3 a 5 peças por tamanho e cores mais usuais. Para aquelas peças mais “diferentes”, com cores ou estampas mais ousadas, compre menos e faça um teste.
5- Cuidado com as peças de moda
É claro que a sua loja precisa seguir as tendências, para oferecer o que as clientes desejam comprar. Mas tome cuidado para não investir apenas nesse tipo de roupa.
As tendências variam muito de estação para estação e se você não vender todas as peças, pode acabar com um encalhe grande, que não será tendência na próxima estação e dificilmente será vendido.
Quando for comprar peças da moda, tente encontrar aquelas que sejam “adaptadas” à realidade das suas clientes ou que tragam algum toque atemporal, sendo mais fácil vendê-las posteriormente.
Qual a margem de lucro de um revendedor de roupas?
A margem de lucro ideal para o mercado da moda, especialmente para iniciantes, é a partir de 20%. Claro que, neste caso, estamos falando da revenda de peças, que costuma ter uma margem superior à indústria.
Para calcular o lucro, você precisa fazer o cálculo do lucro bruto e do lucro líquido. Essa margem é uma estimativa do mercado, o importante é entender o que funciona para o seu cenário.
O lucro bruto pode ser calculado pela fórmula:
Lucro Bruto = receitas totais - custo
Vamos supor que você tenha vendido em um mês R$ 10 mil em produtos, porém seu custo é de R$ 6 mil. Dessa forma, seu lucro bruto foi de R$ 4 mil.
O lucro líquido, por outro lado, é dado pela fórmula:
Lucro líquido = receitas totais - custos - despesas
Esse valor mostrará o quanto sua loja teve de lucro depois de subtrair todos os custos e despesas, como a compra das roupas e também aluguel do ponto, impostos, salários de equipes etc.
Continuando com o nosso exemplo, vamos supor que, além dos custos acima, você ainda teve R$ 1 mil de despesas gerais. Assim, seu lucro líquido foi de R$ 3 mil.
Para calcular a margem líquida da sua empresa, use a fórmula:
Margem líquida = lucro líquido / receita total x 100
No nosso exemplo, a margem líquida seria de 30%, considerado um bom número para o setor de roupas.
Onde comprar roupas para revender?
Agora que você já sabe como comprar roupas para revender e também como calcular o seu lucro, que tal encontrar um excelente fornecedor?
A Kímika é uma marca presente em mais de 700 multimarcas pelo país e referência de qualidade e estilo, com produtos a pronta entrega, que geram valor percebido e com foco no cliente.
Alguns dos diferenciais da Kímika são:
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Produtos de qualidade e alto valor agregado;
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Itens à pronta entrega;
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Alta margem para sua clientela;
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Materiais de suporte;
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Produtos de alto giro;
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Peças do P ao GG.
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