Quando falamos em compras, especialmente de roupas e itens de moda, ainda há uma certa insegurança em relação à aquisição sem ver e provar as peças.
Justamente por isso, você precisa investir em fotos que transmitam a qualidade dos produtos da sua marca!
A fotografia estimula os sentidos e é um fator determinante para a venda. No entanto, isso só acontece quando as imagens têm boa qualidade e conseguem atingir o perfil do cliente.
Se você quer entender como fotografar roupas para vender online, confira as dicas que preparamos. Elas servem tanto para smartphones quanto para câmeras profissionais!
A escolha do suporte é essencial
Antes de começar a fazer as fotos, você precisa definir um tipo de sustentação para as peças. Procure alternativas que reproduzam o caimento no corpo da forma mais realista possível, mas lembre-se de que a atenção deve estar sempre direcionada ao produto.
Escolher o melhor suporte é fundamental para ter um resultado profissional e mostrar as características da peça. Pensando nisso, evite posicionar as roupas no chão, apoiá-las em cabides, ou qualquer outro item que possa gerar vincos e sombras na imagem.
A primeira alternativa é usar manequins, escolhendo o formato de acordo com as especificidades de cada peça. Muitas marcas utilizam a edição para criar um efeito de “manequim fantasma”, removendo a distração do suporte e dando destaque à roupa.
Você também pode contratar modelos reais para usar os produtos, o que contribui para que seus consumidores se imaginem nas peças. Nesse caso, o trabalho de fotografia deve ser ainda mais detalhado e exige alguns cuidados extras, como direcionar as pessoas que serão fotografadas.
Se dedique na escolha de um cenário
Fazer fotos em ambientes externos envolve questões que podem fugir do controle, como a oscilação de luz e a interferência de outras pessoas. Por isso, o mais indicado ao fotografar roupas para vender online é montar um cenário em casa ou no escritório.
Você não precisa de muitos itens para transformar uma sala comum em um estúdio de fotografia. Escolha uma parede branca, ou utilize panos de fundo claro, e posicione o manequim ou modelo alguns passos à frente. Se for usar tecidos, certifique-se de que o material é de qualidade, chega até o chão e não tem dobras.
Cuide da iluminação
A luz natural garante imagens vivas e permite que o seu produto seja visto com nitidez. Se você não quiser investir em fontes artificiais, procure fazer as fotos durante o dia e monte o cenário perto de janelas grandes.
Se perceber que a foto está escura, use lâmpadas e luminárias amareladas, pois elas entregam um resultado mais natural. Para potencializar a ambientação, alugue ou invista em um kit de iluminação básico.
Capriche no enquadramento
Toda roupa deve ser fotografada em ângulos básicos, que mostrem a frente, as costas e as laterais da peça.
Além das perspectivas obrigatórias, é interessante que a câmera seja posicionada em vários sentidos, entregando uma representação mais fiel do item.
Invista na pós-produção
Agora que você já sabe como fotografar roupas para loja virtual, capriche nos retoques finais. Use programas de edição para ajustes pontuais, como corrigir a claridade das imagens e adaptá-las aos formatos das redes sociais.
Como vimos, você não necessariamente precisa contratar um profissional para fazer as fotos. Por isso, recapitulando, você deve preparar bem o ambiente. Com as técnicas que expomos para vocês, com certeza suas vendas irão alavancar.
Para que sua loja de moda tenha sucesso, é necessário que você entenda muito bem o processo de como tirar fotos de roupas para vender mais e melhor. As fotos são o chamariz do cliente. É através delas que você chama atenção para suas peças e concretiza vendas.
Existem várias estratégias para conseguir utilizar a fotografia como uma forma de vender roupas. Você pode optar por fotos com modelos ou manequins, para dar uma noção do caimento das roupas, ou escolher por fotos que mostram somente o produto, por exemplo.
E no fim das contas, a melhor estratégia para a sua loja vai depender de diversos fatores, como o seu público alvo e o seu orçamento.
Até o próximo post, KímikaLover!