Entender as diferenças entre os tipos de tecido de roupa é fundamental pra quem tem uma loja.
Assim, você consegue comprar as melhores peças e oferecer muito mais qualidade aos seus clientes. Além de entender quais são os preços mais justos para as roupas que você vende.
Neste conteúdo, desvendamos todos os detalhes dos principais tecidos de roupas. Confira!
O que são fibras têxteis e por que saber isso?
As fibras têxteis são o que compõem os tecidos. As opções disponíveis no mercado são:
-
vegetais, com destaque para o algodão e o linho;
-
minerais, como o amianto;
-
animais, como a lã e a seda;
-
sintéticas, como poliéster e a poliamida.
-
É possível encontrar peças apenas com fibras vegetais, por exemplo, e outras com uma mescla entre fibras sintéticas e naturais. No caso das misturas, o tecido ganha as características da fibra presente em maior porcentagem.
Muitas vezes essas misturas são feitas para que as peças tenham um caimento melhor, sejam mais confortáveis e até mais bonitas.
Além desses, ainda, existem os tecidos artificiais, divididos em fibras celulósicas e protéicas. Entre as celulósicas está a viscose.
Os tecidos também podem ser divididos em planos, que não esticam, como a sarja pura e o cetim, ou que esticam, como as malhas.
Entender as fibras têxteis é essencial na hora de analisar as características de cada tecido, pensando em qual é mais ou menos indicado para as peças e o estilo das suas clientes.
Quais são os tipos de tecidos de roupa?
Existem muitos tipos de tecido de roupa, cada um com suas próprias características e indicações. Confira os mais usados.
Algodão
Esse é o tecido mais conhecido e usado em todo o mundo. Ele é formado por uma fibra natural, por isso ele é mais resistente e “respirável”, ou seja, é capaz de secar mais rápido e de absorver a umidade.
Dessa forma, não deixa que o suor permaneça muito tempo no corpo, sendo mais fresquinho para o verão.
Ele também é simples de lavar e de passar.
Linho
O linho é o tecido mais antigo do mundo, sendo considerado um tecido nobre, leve e ótimo para looks de verão.
Ele é mais resistente que o algodão e traz um charme sofisticado às produções. É bastante usado em peças de alfaiataria, mas, hoje, como está em alta, é possível encontrá-lo em uma grande variedade de peças.
Um ponto importante é que o linho natural é mais fácil de amassar. Mas, também, esse é um dos charmes desse tecido.
Viscose
A viscose é uma fibra artificial, produzida a partir da celulose (extraída das plantas). As roupas produzidas com esse tecido são leves e frescas, além de muito confortáveis, perfeitas para o verão.
Assim como o algodão, as peças de viscose absorvem a umidade e secam rapidamente. Porém, esse é um tecido que tende a amassar com mais facilidade.
Seda
É um tecido que tem excelente caimento, com toque marcante e bastante confortável. Esse é um tecido mais delicado, tanto à luz, quanto ao calor, por isso exige mais cuidados com a lavagem, secagem e manutenção das peças.
Porém, o esforço vale a pena, já que as peças em seda trazem um toque extra de sofisticação a qualquer look. Além disso, esse tecido tem um brilho único capaz de destacar qualquer combinação.
Malha
Esse é o tipo de tecido de roupa mais variável, já que pode ser produzida em diferentes materiais, sendo a maioria sintéticos, como o poliéster e a poliamida.
Esses materiais oferecem liberdade de movimento, boa absorção e compressão modeladora. Por isso, são muito presentes nas roupas de academia e nas peças de moda praia.
São, ainda, peças de manutenção simples, que dispensam a necessidade de ferro. Porém, têm um pouco mais de transparência, sendo, geralmente, presente nas peças informais.
Lã
É o principal tecido das roupas de inverno. É possível encontrar uma grande variedade de fórmulas sintéticas na sua produção, que garantem ótimo isolamento térmico e facilidade de tingimento.
A lã é peça carimbada nas peças de tricô e tem uma textura inconfundível.
Lurex
Esse é um tecido que está em alta já que tem fios metalizados que adicionam um toque de brilho super tendência. A malha é muito flexível e chamativa, podendo ser usada em diferentes peças, tanto para looks noturnos como diurnos, dependendo da combinação.
Renda
É um tecido mais delicado, porém bastante versátil, que traz um ar romântico e mais “glamuroso” às peças. Pode aparecer sozinha ou junto de bordados sobre telas e tules, e até com pedrarias, por exemplo para as roupas de festa ou vestidos de noivas.
Sarja
A sarja tem uma textura parecida com o jeans, porém sua estrutura é diferente. Enquanto o jeans aguenta temperaturas mais baixas, por exemplo, a sarja absorve menos calor, por isso é ideal para os dias neutros (nem tão frios, nem tão quentes).
Veludo
Esse é um tecido que pode ser produzido em seda ou algodão. Ele tem a pelagem curta, um toque macio e brilho elaborado. É confortável e com bom poder de aquecimento, sendo ótimo para os dias mais frios.
Jeans
É um dos tecidos de roupas mais conhecidos, trazendo um ar utilitário e casual para os looks. Ele é um clássico em qualquer guarda-roupa, aparecendo nas calças jeans, jaquetas, macacões e muitas outras peças.
Quais os melhores tipos de tecido de roupa?
Como você pode notar, cada tipo de tecido de roupa tem seus prós e contras. Então, o melhor tecido é aquele que oferece o que você precisa para a peça em questão, como bom caimento, conforto térmico, elegância e durabilidade.
A lã, por exemplo, é um ótimo tecido, mas certamente não é a mais indicada para peças de verão. Por isso, é sempre importante ter atenção ao contexto na hora de avaliar os tecidos.
Alguns, é claro, oferecem um caimento melhor e apresentam melhor durabilidade. Por isso, são consideradas opções mais nobres, como é o caso do linho, da seda e do algodão.
Outros, ainda, adicionam um toque romântico e refinado às produções, como a renda, fazendo com que as peças acabem tendo um valor mais elevado.
Em geral, os tecidos com fibras naturais costumam ser mais frescos e ter maior qualidade, por isso, também têm preço mais elevado.
Outro ponto está no uso de tecidos planos para ganhar mais sofisticação nos looks. Esses tecidos não esticam e não deformam, por isso não costumam marcar o corpo e precisam estar no tamanho certo para servir.
E como conseguir todas essas informações ao olhar uma peça de roupa? Lendo a etiqueta! É lá que você encontrará de qual tecido a peça é feita ou se há misturas, como 50% algodão, 10% elastano e 40% acetato.
Agora que você já sabe tudo sobre tecido de roupa, ficou mais fácil escolher as peças para sua loja de roupas? Aproveite e confira nossas 5 dicas matadoras para comprar roupas para revender!