4 dicas para acabar com o estoque parado
Um dos maiores desafios para qualquer marca de moda é garantir que o seu estoque não fique parado, já que isso pode signifcar um grande prejuízo financeiro. Por isso, trazemos nas páginas a seguir algumas dicas essenciais para evitar que isso aconteça com a sua marca, mostrando que, com planejamento e conhecimento, é muito mais fácil atingir os resultados comerciais esperados!
1| ENTENDA OS PERÍODOS DE VENDA
Muito além de saber quando lançar cada coleção de acordo com as temporadas, é importante fazer uma análise profunda dos períodos de venda da sua loja. Datas comemorativas e épocas de promoção são exemplos de períodos de mais demanda, mas programe-se também para as fases de fluxo baixo. Ter uma visão geral do ano de acordo com esses períodos vai te ajudar a garantir que você tenha o nível de estoque certo para cada ocasião.
2| APOSTE NO MIX DE MODA E PRODUTO CERTOS
Saber a porcentagem certa de peças básicas, de modismo e conceituais pode ser o fator decisivo para o sucesso da sua coleção. Apostar em um mix de moda com 60% de peças conceituais para consumidores que não estão prontos para tendências mais vanguardistas certamente resultará em estoque parado, assim como lançar uma coleção composta apenas de básicos também não terá grande saída.
O mesmo é verdade em relação ao mix de produtos. Ele determina a variedade de produtos oferecidos por uma marca, e por isso é um dos fatores mais importantes para garantir que não sobre estoque na sua coleção. Ainda mais que o mix de moda, o mix de produto precisa ser calculado de acordo com o seu histórico de vendas e capacidade de produção, já que é em cima dele que você calculará a quantidade de peças, linhas de produto e versões de cada produto a serem desenvolvidos ou comprados. Lembre-se que a falta de estoque também pode ser prejudicial a sua marca, significando vendas perdidas e clientes frustrados!
3| PLANEJE CAMPANHAS E MOSTRE NOVIDADES
Você não precisa criar uma coleção nova a cada mês, mas é preciso atender o desejo constante por novidades dos consumidores. Para isso, pense em campanhas ou vitrines especiais que mostrem para seu cliente as mais diversas peças da sua coleção. Faça esse planejamento no começo da sua coleção para garantir que o consumidor veja e reveja diferentes peças ao longo dos meses.
DICA: Mude também o styling! Isso dará um novo olhar para uma peça já conhecida pelos clientes, e mostra outras formas de usá-las.
4| ESTEJA ALINHADO COM AS TENDÊNCIAS
Saber com antecedência o que seu cliente vai querer comprar é a forma mais fácil de garantir o sucesso comercial da sua coleção. Para isso, é crucial que você se mantenha alinhado com as tendências de moda, além de acompanhar os movimentos de comportamento de consumo. Tudo isso, claro, levando em consideração o seu público alvo!
O estoque PAROU?
Isso é normal! Veja abaixo 2 dicas do que fazer nessa situação.
1| ENTENDA PORQUE VOCÊ NÃO VENDEU
Faça uma análise dos produtos que performaram bem e mal na sua coleção, e procure pelas recorrências.
Entre as peças que sobraram no estoque, tente também diagnosticar o problema, considerando fatores como:
* Preço;
* Cor, material ou estampa;
* Modelagem;
* Lançamento fora de hora.
O lado bom é que algumas dessas questões são reversíveis! O preço pode ser abaixado para uma promoção, e você pode ter a chance de re-lançar um produto em outra ocasião. Já os outros problemas servirão de ensinamentos para as próximas temporadas!
2| TIRE PROVEITO DO CICLO DE TENDÊNCIAS
Tendências vem e vão. E isso pode ser ótimo! Tire o máximo do ciclo de vida das tendências e não descarte peças que ficaram paradas no estoque nesta temporada, pois elas poderão voltar dentro de alguns meses ou anos. Nesse caso, você ainda saíra a frente da concorrência, já que sua peça já estará produzida e pronta para ser vendida!
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