1. Faça o controle de estoque
O controle de estoque é um elemento fundamental para qualquer loja. É preciso saber, a todo momento, quantos e quais produtos entram e saem. Quanto maior o volume de produtos, mais complicado será o gerenciamento do estoque. Por isso, estabelecer processos bem definidos desde o começo do negócio permitirá que ele cresça continuamente com segurança.
Portanto, a prática de registrar as entradas e saídas desses produtos deve ser constante. Isso pode ser feito de diversas maneiras, a depender do modo como o negócio é administrado. Hoje, existem softwares para automatizar essa tarefa. As etiquetas nos produtos também auxiliam nesse trabalho. Os códigos de barras, operando junto com seus leitores, conferem rapidez no processo de registro dos itens de estoque.
2. Controle o fluxo de caixa
Uma importante dica para lojistas é sempre se atentar ao fluxo de caixa. O método se assemelha e trabalha juntamente ao controle de estoque. Por isso, é fundamental registrar todas as entradas e saídas de caixa, independentemente do valor. A qualidade dos balanços financeiros implicará no sucesso do negócio, como um todo, dando apoio ao cumprimento de exigências jurídicas e garantindo que todos recebam e paguem de acordo com os contratos estabelecidos.
Investir em uma ferramenta de software pode facilitar esse processo de controle mas, caso o negócio esteja no começo ou o orçamento seja curto, uma boa planilha de controle de fluxo de caixa é uma ótima opção.
3. Explore canais de comunicação
Mesmo se tratando de uma loja física, é fundamental dar importância a todos os canais de comunicação disponíveis para o negócio, desde mídias tradicionais e digitais até as linhas de atendimento por telefone ou chat.
Desse modo, investir em uma boa comunicação irá fazer a diferença para seus clientes. Uma análise do público-alvo do seu negócio ajuda a direcionar suas campanhas e publicações. Para alguns estabelecimentos, anúncios em “stories” no Instagram, podem fazer mais efeito do que utilizar chamadas em programas de rádio, por exemplo.
4. Treine as equipes
Para uma loja, o atendimento é um dos fatores determinantes na decisão de compra. Por mais que não haja garantias de que os clientes comprarão, após receberem um atendimento de má qualidade, eles não pensarão duas vezes antes de procurar outro lugar. Além do aumento das vendas, treinamentos garantem equipes capacitadas que ampliam o índice de satisfação dos clientes.
Por isso, treinar a equipe de vendas é dar a segurança necessária para que eles falem sobre os produtos e suas vantagens, assim como para que os clientes obtenham respostas rápidas, sempre que surgirem dúvidas.
Também é fundamental dar boas condições de trabalho para todos, oferecendo oportunidades de crescimento dentro da empresa. A satisfação dos funcionários com a gestão da equipe refletirá no atendimento oferecido por eles.
5. Atente-se à organização da loja
Quanto ao espaço físico, pequenos detalhes podem fazer a diferença. Uma dica é pensar em cada elemento que pode encantar o cliente de alguma forma, atraindo sua atenção. Alguns pontos a se pensar são: A distribuição dos calçados pela loja – onde ficarão os mais vendidos e os recém lançados.
A organização das informações relevantes que necessitam de visibilidade, como a localização do caixa, seções de produtos e provadores (se houver). Iluminação, decoração e música ambiente. Todos esses artifícios devem ser pensados de acordo com o público-alvo da loja.
6. Favorça a relação com seus clientes
A relação com o cliente começa muito antes da compra, e não deve terminar depois do ato. Estabelecer uma relação emocional é um meio de criar vínculos que podem resultar em muitas compras futuras.
Para que isso seja feito, é preciso conhecer o cliente, traçando um perfil detalhado de seus gostos, comportamentos e como ele prefere realizar suas compras. Dessa forma, é possível criar estratégias para conquistar o consumidor, elaborando campanhas que atinjam diretamente seus interesses. Mais do que bons produtos, criar verdadeiras experiências de compra fazem a diferença.
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