MARKETING DE INFLUÊNCIA
A contratação de celebridades em diversas campanhas tem crescido consideravelmente. Existem perigos ao contratar uma pessoa famosa para representar sua marca? Em quais situações você deve optar por essa estratégia? Nós estamos com uma nova parceria que tem trago muitos frutos para marca, você já deve ter visto várias famosas e celebridades vestindo Kímika certo?
Nosso marketing de influência está bombando. Para aumentar a visibilidade da marca, basta colocar um rosto famoso dizendo que usa o produto. Esta é uma frase que já ouvimos ou dissemos pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? De fato, é comum perceber estratégias de marketing vinculadas à imagem de celebridades.
POR QUE ASSOCIAMOS A MARCA A UM ARTISTA?
O objetivo dessa estratégia é associar a imagem da celebridade à marca ou produto para gerar confiança no consumidor. A empresa define o discurso e cabe ao famoso convencer o público-alvo por meio de sua credibilidade e imagem percebida. Assim, ocorre uma transferência de autoridade da celebridade para a marca.
Em tempos de intensa exposição midiática dos famosos, sobretudo nas redes sociais, usar uma celebridade transmite a sensação de familiaridade entre personagem e produto, permitindo uma mudança na percepção de valor da marca.
A ESCOLHA DA CELEBRIDADE
O primeiro passo a ser adotado é fazer a escolha de uma celebridade de forma íntegra, ou seja, chegar a um nome que tenha uma relação com a marca e que possa promovê-la a partir do seu estilo de vida. A marca precisa estar alinhada com as verdades do influenciador, seu comportamento e seus propósitos; ou não haverá match.
Na era da internet, cada vez mais as pessoas estão em busca de um propósito para consumir um determinado produto ou serviço, então a definição dessa pessoa mostra um posicionamento para o público. Ao entrar em contato com um artista por quem se identifica, o consumidor indiretamente associa sentimentos que já possui em seu sistema nervoso com a sua percepção sobre um produto ou companhia.
A utilização de celebridades em campanhas de marketing e publicidade já é uma prática antiga. Atualmente, os influencers também passaram a ser requisitados para aumentar sua visibilidade, se conectar com seu público. Quando uma companhia estuda bem o seu público e escolhe o famoso ideal para ser o rosto de sua campanha, seu produto pode gerar confiança na sua persona. Além disso, utilizar uma pessoa aclamada pelos seus consumidores pode gerar identificação e aumentar o valor percebido por eles.
Não necessariamente sua marca conquistará público seguindo somente uma das vertentes de estratégias que o marketing possui, sejam elas digitais ou não, mas sim usufruindo de um conjunto de medidas eficazes para ser reconhecida entre as demais empresas do mesmo ramo.
Esperamos que o resultado de nossas mulheres vestindo K, tenha sido incrível por aí :)