O controle de estoque é uma ferramenta de gestão muito importante nas lojas de roupas, uma vez que evita prejuízos com mercadorias paradas e auxilia na administração das entradas e saídas.
Ao realizar uma logística de estoque eficiente, você consegue trabalhar com preços mais competitivos, oferecer peças atualizadas aos seus clientes e, claro, diferenciar a sua empresa da concorrência.
Veja as dicas e informações importantes que separamos!
Por que fazer o controle de estoque?
O controle de estoque tem impacto direto na saúde financeira da sua loja. Afinal, mercadorias paradas, que não vendem, acabam significando prejuízo. Esse é um valor que você investiu e não viu retorno, algo nada positivo para suas contas, não é mesmo?
Além disso, ao controlar corretamente seu estoque, você evita perder vendas. Pois conseguirá manter suas coleções sempre atualizadas, com peças que sejam atrativas à sua clientela, sem ter itens “encalhados” de coleções anteriores e que não são mais tão interessantes.
Outro benefício que o bom controle de estoque traz é conseguir gerenciar melhor seus recursos financeiros, entendendo o quanto, de fato, você investiu no mês e qual foi a receita de vendas, entendendo, ainda, o tempo médio que as peças ficam paradas em estoque, a quantidade necessária de cada item, entre outros.
Quais os principais métodos de controle de estoque?
Existem muitos métodos de controle de estoque. Com tantas possibilidades, o importante é entender os principais e avaliar qual funciona melhor para a sua realidade.
Curva ABC
Nesse método de controle de estoque, você irá categorizar os produtos de acordo com o nível de rotatividade. Vamos supor que na sua loja, a camisa branca é a peça que sai mais.
Como este produto é carro-chefe do negócio, ele ficará inserido no grupo A, o mais importante. Um pouco atrás, está a calça jeans, que não vende tanto como a camisa branca, mas tem uma procura interessante. Ela ficará no grupo B.
E, por fim, estão os casacos de frio, com baixa procura e rotatividade, ficando no grupo C.
Ao categorizar seus produtos, você consegue visualizar facilmente quais são os principais itens que mantém a sua loja. Como são prioridades, eles nunca podem faltar no seu estoque.
Para categorizar seus produtos, é importante que você tenha um bom controle, entendendo a movimentação média, margem de resultados e velocidade de reposição.
Estoque mínimo
Esse é o método adotado por quem deseja reduzir custos. Como o próprio nome indica, a ideia é determinar a quantidade mínima para cada peça e trabalhar apenas com os itens que você precisa, de fato, para fazer seu negócio girar.
Quem está começando uma loja de roupas online, por exemplo, costuma adotar o estoque mínimo como ponto de partida, até conseguir entender o seu público. E, claro, para enxugar custos.
Mas, atenção, porque para funcionar, você precisa ser bastante meticuloso no controle, entendendo a hora certa de repor, para não ficar sem peças importantes.
Push
Também chamado de “empurrar estoque”, esse método é mais usado para lojas que trabalham com promoções e oportunidades, mantendo um estoque maior do que sua capacidade.
A ideia é escolher um produto chamariz para o qual se cria uma condição muito vantajosa. Assim, é possível tirar itens do estoque, ao mesmo tempo, em que chama clientela para a loja.
Pull
O método pull, ou “puxar estoque”, é a ideia de ter um estoque apenas para atender a demanda específica de um produto. Ou seja, o estoque é criado proporcionalmente à procura dos clientes.
É uma ideia bacana para quem tem uma loja voltada a um público muito seleto. Assim, você irá trabalhar com peças, de fato, exclusivas. Evitando, por exemplo, que duas peças iguais sejam vendidas.
Just in Time
Nesse método, você trabalhará sem estoque. Funciona especificamente para lojas online ou que trabalhem com produtos personalizados.
Assim que você realiza uma venda, envia o pedido ao fornecedor que produz a peça sob medida. Os produtos são feitos em um prazo curtíssimo e enviado à loja para a entrega ao cliente.
Ponto de Pedido
Nesse método, é preciso definir qual será o ponto de pedido, ou seja, um número que indique que está na hora de fazer uma reposição.
O ponto de pedido é calculado de acordo com a demanda, tempo de espera do fornecedor e nível de estoque de segurança.
Vamos supor que você venda, em média, 50 camisetas por semana e o fornecedor demore 15 dias para entregar um novo pedido. Nesse cenário, você poderia estipular um estoque de segurança de 50 camisetas, o suficiente para 1 semana.
Então, quando o seu estoque atingisse 50 camisetas, você saberia que este é o momento certo de fazer um novo pedido.
Revisão Periódica
A ideia é revisar o estoque periodicamente dentro de um tempo pré-determinado, com as quantidades sendo reabastecidas de acordo com a demanda.
Por exemplo, você pode estipular que fará a revisão do seu estoque a cada 15 dias. Nesse período, você irá analisar as vendas realizadas nas últimas 2 semanas e o nível de estoque atual para cada produto. A partir desses dados, irá definir quantas peças deverá comprar para reabastecer o estoque.
Esse método também permite fazer uma análise mais detalhada do seu estoque, entendendo as preferências da sua clientela. Por exemplo, as peças com maior e menor saída, as que trouxeram maiores receitas e, a partir disso, moldar seu pedido para agradar sua clientela.
Como fazer controle de estoque simples?
Como você viu, existem vários métodos de controle de estoque, que podem ser mais ou menos eficientes, dependendo da realidade da sua empresa. Abaixo, trouxemos algumas dicas para um controle de estoque simples (e que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo).
Separe os artigos por categorias
Comece categorizando os produtos da sua loja, por exemplo, masculino e feminino, roupa de festa e do dia a dia, itens de verão e de inverno, tamanhos, cores, tipo de produto (calça, casaco, blusa, vestido, conjunto), entre outros aspectos que façam sentido para o seu negócio e sua clientela.
Organize os itens nas categorias
No seu estoque, armazene os itens de acordo com a categoria. Por exemplo, dentro de “vestidos”, você pode organizá-los por cor e por tamanho. Isso facilita muito a visualização, encontrando mais rapidamente o que procura.
Crie procedimentos
É importante que você tenha um controle das peças que entram e saem do seu estoque. O código de barras é o mais comum, aliado a um sistema de fluxo de caixa, no qual você consegue, a cada venda, dar baixa no item estocado.
Além disso, crie rotinas para cada vez que comprar um item novo, como fazer a revisão periódica do estoque, entre outros. Deixe todos esses procedimentos claros para todos os membros da sua equipe, evitando que alguém faça algo diferente e prejudique sua gestão.
Controle entradas e saídas
Registre os produtos que entraram e saíram, dando baixa no estoque a cada venda. Depois, crie o hábito de analisar esses dados, revisando-os periodicamente, para entender melhor os produtos com maior giro, o tempo médio de estoque e as preferências dos seus clientes.
Lembre-se de sempre conferir o volume de vendas com o inventário do seu estoque, garantindo que não houve nenhuma incongruência.
Faça inventários periódicos
Defina de quanto em quanto tempo você irá inventariar seu estoque. É importante não deixar essa tarefa para um período muito longo. Você pode realizar inventários a cada semana, 15 dias ou 1 mês, dependendo da rotatividade dos produtos na sua loja.
No inventário, adicione os produtos, quantidades, entradas e saídas, custo de cada item, custo de armazenagem e outras informações pertinentes.
Analise seus dados e estipule um fluxo médio
Com base nos dados referentes ao controle do seu estoque, você conseguirá definir:
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produtos com maior e menor saída;
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rotatividade média;
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custo de armazenagem;
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tempo de vida médio dos seus produtos;
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momento de realizar novos pedidos;
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preferências dos seus consumidores.
Leve tudo isso em consideração nas próximas vezes em que for fazer compras para repor itens. Assim, você conseguirá oferecer cada vez mais itens que estejam em sintonia com os desejos e preferências dos seus clientes.
Como lidar com estoque de roupa parado?
Não fez o controle de estoque correto e agora está lidando com várias peças “encalhadas”? Separamos algumas dicas para reduzir seu prejuízo.
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Faça um levantamento detalhado do seu estoque e entenda quais peças estão, de fato, “encalhadas”;
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Separe aquelas que possam ser mais interessantes para uma promoção, como itens de fim de temporada, promoções para datas comemorativas próximas, marcas renomadas etc.;
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Pense em ofertas do tipo combo, as famosas “cross selling”, como “leve 2, pague 1” ou compre uma calça e leve a blusa junto;
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Faça up-selling, por exemplo, você pode levar uma segunda peça por apenas R$ 10 a mais;
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Crie campanhas nas redes sociais, divulgando suas promoções com preços e condições diferenciadas;
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Ofereça diferentes formas de pagamento, inclusive opções de parcelamento no cartão de crédito, por exemplo.
E, claro, depois que vender o estoque parado, crie medidas para que essa situação não volte a ocorrer, fazendo adequadamente a sua gestão.
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