Você está conectado com o seu cliente?
A era digital revolucionou as conexões entre as pessoas. O setor de varejo, baseado diretamente na ligação entre a loja e clientes, não poderia permanecer imune a esse movimento: o fortalecimento das vendas digitais tornou os consumidores ainda mais envolvidos com os valores das empresas, fazendo com que a compra se torne um ato de escolha social, para muito além do consumo impensado.
Nesse contexto, duas missões se tornam ainda mais importantes: fortalecer os laços com o cliente, tornando os seus produtos um símbolo de ideais; e utilizar a fluidez dos meios digitais para atingir o consumidor em múltiplas frentes, aproveitando as ferramentas disponíveis para conhecer melhor o seu público e se aproximar ainda mais dele. Então, vamos lá!
1. Conquiste rápido.
O usuário digital não tem tempo para desenvolver lentamente uma relação. As marcas precisam capturá-lo rápido, conectando-se imediatamente aos seus valores e se apresentando como uma persona de fácil identificação.
2. Diferencie-se!
Ao acessar seu instagram, o consumidor virtual observa não somente o produto e seu preço, mas a maneira como ele é apresentado e as formas de entrega. Muito além disso, ele irá analisar o discurso da sua loja e só irá se conectar caso seus diferenciais estejam diretamente ligados às preferências desse usuário.
3. Atendimento próximo.
Não é porque não há um vendedor disponível, que o atendimento da sua loja deve ser frio e distante. Você pode se aproximar do seu cliente oferecendo um chat de atendimento virtual, que o deixará seguro sobre a possibilidade de tirar dúvidas! Esse atendimento necessita ser personalizado, trate cada cliente como se fosse o único comprador da sua loja.
4. Imagens e vídeos.
É muito importante utilizar as fotografias oferecidas pelo fornecedor do seu produto (temos todas as imagens disponíveis aqui na área do revendedor!), que tal uni-las a vídeos explicativos sobre aquele produto? Se possível, imagens exclusivas das próprias vendedoras que o apresentem de uma forma ainda mais atrativa e funcional?
5. Campanhas com influenciadores
Os influenciadores digitais são a bola da vez no universo publicitário e a sua vantagem é ter uma aproximação direta com os consumidores, convencendo-os a realizar a compra a partir das experiências reais dessas pessoas eleitas como confiáveis pelo público. No caso do varejo digital, associá-lo aos influenciadores que já atuam também virtualmente é uma forma de manter toda essa comunicação no mesmo terreno, facilitando ainda mais a experiência de descoberta da marca e conexão para o usuário. Abuse de posts, convites para influenciadores vivenciarem o produto e códigos de desconto exclusivos para os seguidores dos seus embaixadores!
6. Mensagens por WhatsApp
As mensagens por WhatsApp devem ser uma comunicação direta, curta, divertida e que estimula a uma ação específica baseada no desejo de ganhar uma vantagem. É preciso tomar cuidado para não exagerar no apelo, pois o feitiço pode se voltar contra seu negócio, fazendo com que seu cliente fique “na defensiva” e bloqueie o canal de comunicação. Seja assertivo e envie promoções, lançamentos e informações realmente interessantes, de preferência, exclusivas para o usuário que decidiu receber aquele tipo de comunicação. Nunca crie grupos de clientes sem informá-los antes e opte pelo minimalismo. Lotar a caixa de mensagens não garante compras, mas ser propositivo e vantajoso, sim, é um excelente caminho.
Gostou dessas dicas?
Então te espero na próxima semana! :)